Administração e Economia Rural
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Administração e Economia Rural

Forum destinado à discussão de temas relacionados à Administração e Economia Rural
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Produção de leite mundial, nacional e estadual.

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Clístenes A. Guadagnin
Discente



Mensagens : 4
Pontos : 8
Data de inscrição : 29/08/2010
Idade : 58

Produção de leite mundial, nacional e estadual. Empty
MensagemAssunto: Produção de leite mundial, nacional e estadual.   Produção de leite mundial, nacional e estadual. EmptyQui Set 16, 2010 4:56 pm

Repasso para vocês alguns números sobre a produção de leite a nível de SC, Brasil e Mundial. Estes dados foram extraídos de palestra proferida pelo Francisco Heiden (EPAGRI/ICEPA).
Mais informações em: http://cepa.epagri.sc.gov.br/

- A produção mundial de leite no ano passado foi de 700 bilhões de litros. O brasil produziu 4,2% deste volume, ou seja, 28 bilhões de litros.
A Índia é o país que mais leite produz, com 15,6% da produção mundial, ou seja, 109 bilhões de litros.
Já a Nova Zelândia ( que tanto medo nos causa) produz 2,3% do total, equivalendo a 16 bilhões de litros.

No Brasil, 6 estados produzem 74% da produção nacional, a saber: MG com 28%; RS com 12%; PR e GO com 10% cada um; SC com 8% e por fim SP com 6%.

SC produz 0,35% da produção mundial de leite

No período 2003-2008, o aumento médio anual da produção brasileira de leite foi de 4,4%, enquanto que a evolução da produção catarinense foi de 9,8%, a mais alta do país.

No período 2000-2009 o volume de leite entregue às indústrias catarinenses aumentou cerca de 190%

Cerca de 72% da produção catarinense de leite se dá à oeste do Rio do Peixe.
No período 1995-2006 em SC aumentou em 15% o número de vacas ordenhadas e em 8% as propriedades que vendem leite.]

Da produção de leite em SC, 12% se dá em propriedádes com área até 10ha; 33% em estabelecimentos com área de 10 a 20ha; 40% em estabelecimentos com área de 20 a 50ha e 14% em propriedades maior de 50ha.

Esse cenário demonstra a importância e ao mesmo tempo a forte tendência à problemas advindos da concentração da atividade leiteira nas unidades de produção familiar de Santa Catarina. Algumas situações já são visíveis como o excesso de animais por unidade familiar devido ao limitado espaço para a expansão da bovinocultura de leite nas pequenas propriedades, a degradação dos recursos naturais (água e solo) devido a problemas de manejo (compactação, erosão, produção de silagem na mesma área, produção de dejetos, etc.). Em relação ao mercado, a fusão/incorporação de pequenas agroindústrias e laticínios por empresas que dominam esse mercado e a instalação de novas plantas agroindustriais conduzem cada vez mais a transformação do leite em commodity, com as consequências conhecidas (redução do valor recebido pelos agricultores, formação de grandes conglomerados, verticalização, entre outros processos que dificultam a permanência de pequenos produtores neste sistema)
É esperado que esta situação catarinense apresente, provavelmente, um comportamento semelhante também nos Estados do Rio Grande do Sul e do Paraná, devido às características homogêneas em relação à Agricultura Familiar.
Ir para o topo Ir para baixo
Prof. Conill
Admin
Admin
Prof. Conill


Mensagens : 77
Pontos : 205
Data de inscrição : 25/08/2010
Idade : 61
Localização : Pelotas/RS

Produção de leite mundial, nacional e estadual. Empty
MensagemAssunto: Re: Produção de leite mundial, nacional e estadual.   Produção de leite mundial, nacional e estadual. EmptyQui Set 16, 2010 10:23 pm

Uma das atividades que mais geram receita para os produtores familiares é o fumo. Com a diminuição gradativa que se prevê para o futuro desta atividade devido à pressão social e a transferência para a África, os produtores procurarão o leite para compor sua carteira de atividades para venda.

É preocupante a situação em termos de superutilização dos recursos, por um lado. Por outro, o risco da superoferta está nos baixos preços a que os produtores estarão expostos. É pressão de todo lado.

Há razão de fato para estarmos apreensivos.

Ir para o topo Ir para baixo
https://admrural.forumeiros.com
 
Produção de leite mundial, nacional e estadual.
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Administração e Economia Rural :: Agricultura Familiar :: Discussão Geral-
Ir para: